segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Alimentação correta antes e depois do exercício físico faz toda a diferença

Engana-se quem acha que pode obter bom resultado ao se exercitar sem se preocupar com a alimentação – ou até mesmo ficar em jejum antes de um treino. Uma boa dieta faz toda a diferença. Seja para melhorar o preparo físico, pois se a pessoa comer direito pode perder gordura extra, ou seja na recuperação do corpo depois de muita malhação.

Antes do treino, de forma geral, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante.

Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar. Eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue.

Os sinais da hipoglicemia são tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício.
O ideal, então, é consumir alimentos de baixo ou médio índice glicêmico de 1 hora a 40 minutos antes do treino.

Depois do treino, o alimento ideal para recuperar a massa muscular perdida durante o exercício é a proteína. Mas ela não deve vir sozinha. A refeição deve conter uma quantidade menor de carboidrato a fim de recuperar o glicogênio muscular (combinação de moléculas de glicose que liberam energia para os músculos durante o exercício) utilizado durante o exercício. Com isso, é possível prevenir lesões e melhorar o rendimento no treino seguinte.

Alimentos proteicos como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja desempenham essa função com maestria.

A recomendação também é que os alimentos sejam consumidos em até 1 hora após o treino. Estudos científicos mostram que esse é o tempo em que o organismo estará apto a recuperar o que foi usado durante o exercício.

Essa são dicas gerais, mas o mais correto é procurar um nutricionista para indicar as refeições mais adequadas para o seu pré e pós treino.





sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Esteira ou bicicleta? Qual equipamento é mais adequado às suas necessidades

Quando a proposta é perder peso, os exercícios aeróbicos entram em cena como principais aliados. Afinal, correr ou pedalar são ótimas maneiras de queimar calorias e gordura. Por isso, grandes atrações da academia costumam ser a bicicleta e a esteira.

Mas entre elas, qual a melhor escolha? O esforço dispensado durante o exercício e o ritmo dos batimentos cardíacos por minuto contam mais do que o aparelho escolhido. Mas cada um tem, sim, suas especificidades. 

ESTEIRA

Bastante popular, a esteira continua sendo a grande queridinha de quem deseja eliminar as gordurinhas extras. Por trabalhar muitos grupos musculares, ela permite eliminar cerca de 500 calorias por hora de corrida.

A desvantagem fica por conta do impacto nos joelhos. Para minimizá-lo, a dica é investir na inclinação, que chega a até 15 graus, e investir em amortecimentos – no aparelho e nos pés, com o uso de tênis específicos.

Por se tratar de uma superfície móvel, ela demanda um cuidado especial com equilíbrio e coordenação.

BICICLETA

A bicicleta não oferece tanto gasto calórico quanto a esteira e não proporciona movimentação dos membros superiores. No entanto, ela tem, sim, algumas vantagens.

O baixo impacto proporcionado e a não exigência de um condicionamento físico prévio faz com que ela seja recomendada, principalmente, a indivíduos sedentários.

Indicada para fortalecimento muscular, ela trabalha os membros inferiores, melhora as articulações, diminui as taxas de triglicérides e colesterol. Portanto, reduz os riscos de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.

Converse sempre com seu personal para saber qual é o tipo de aparelho/exercício mais indicado para você!




Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Em clima de festa, Corpore realiza Circuitão de Carnaval

A alegria contagiante do Carnaval já invadiu a Corpore Piracicaba que, na última terça-feira, realizou seu Circuitão de Carnaval.

Muitos alunos se reuniram para participar de uma superaula de Zumba com direto a professores com adereços de Carnaval e muita animação! Na sequência, foi a parte das estações, onde eles se exercitaram nas diferentes salas da academia: musculação, cardio e Pilates.

Foi uma noite muito agitada, com “cara” mesmo de Carnaval! A Corpore Piracicaba agradece a presença de todos e deseja que o mesmo clima de alegria e união prevaleça todos os dias do feriado!