Murilo Storer, Coach 4.1 da Corpore Piracicaba, nos conta em um bate-papo sobre exercícios, a importância do plano alimentar para obter resultados e esclarece algumas dúvidas sobre musculação. Confira:
1) Ouvimos muito falar que só os exercícios aeróbicos que fazem perder gordura. Isso é verdade?
Isso não é verdade, tanto os exercícios aeróbios como os exercícios resistidos podem diminuir o percentual de gordura corporal. Exercícios aeróbios com intensidade baixa a moderada (ex: uma caminhada ou uma corridinha leve) predomina-se gordura como substrato energético, já exercícios de características anaeróbias e ou exercícios resistidos utilizam o carboidrato predominantemente, porém ambos causam o efeito EPOC (consumo de oxigênio em excesso pós-exercício) isto é, ao terminar o exercício o corpo continua consumindo oxigênio e isto leva à continuidade do gasto calórico, ou seja, você continua “queimando” calorias. O treinamento com peso leva uma vantagem na duração sobre o efeito EPOC, ele é mais efetivo quando realizado com maior intensidade e volume de treino. Uma relevância na redução da gordura corporal é o ganho de massa muscular que o exercício de uma forma geral proporciona, pois com o aumento da massa magra a taxa metabólica de repouso (metabolismo basal) se eleva, tendo um maior impacto no consumo de calorias diárias.
2) Por que é importante além de praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada para ganhar massa magra ou perder gordura?
É importante a escolha dos exercícios corretos acompanhados de um professor de educação física qualificado e, além disso, é no no descanso de um treino para o outro que nosso corpo se regenera fazendo com que nosso condicionamento físico melhore e neste momento a alimentação é fundamental para atingirmos o resultado esperado.
3) Você pode explicar sobre o HIIT? Por que ele é tão utilizado para queima de gordura?
Ele ganhou fama por ser muito efetivo no processo de emagrecimento e "queima" de gordura. Basicamente o Hiit consiste em realizar um exercício com alta intensidade durante um curto período de tempo seguido de um descanso curto ativo ou passivo, com uma duração máxima de 30 minutos. O fenômeno por traz do Hiit ser tão eficiente se chama EPOC, como já mencionado acima o efeito EPOC está relacionado com o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício fazendo com que o metabolismo mantenha-se acelerado por um longo período de tempo, ocasionando a tão desejada "queima" de gordura. Lembrando que ele deve ser feito com a máxima intensidade possível, por isso este método não é indicado para pessoas que iniciaram há pouco tempo na academia e mesmo para aqueles que já treinam há algum tempo é necessário procurar a orientação qualificada de um profissional da área.
4) É verdade que os exercícios compostos (agachamento, levantamento terra, leg press etc) dão mais resultados do que os específicos (cadeira adutora e abdutora, extensora etc)?
No universo da musculação, não existe o que é certo e o que é errado, tudo é muito relativo. É muito comum você ouvir de um professor de educação física a palavra DEPENDE, pois o que pode ser bom para mim não quer dizer que seja bom para outra pessoa. Ao montar um planejamento de treino para um aluno as escolhas dos exercícios dependem da individualidade, da experiência, do propósito, do objetivo de treino de cada um, entre outros fatores. Os dois tipos de exercícios tem suas vantagens e desvantagens, iniciantes e avançados devem utilizar os dois tipos de treinamento, mais o que se deve ter como prioridade antes de prescrever qualquer exercício é a segurança e integridade física do aluno. Exercícios com peso livre requer mais cuidado e prática para executar, pois possuem maior risco de lesão, já os exercícios em máquinas são mais seguros e "fáceis" de executar. Atividades com peso livre exigem mais estabilidade do corpo e recrutam mais fibras musculares para realizá-las trabalhando mais que um músculo por exercício e também se gasta mais energia. Os exercícios com aparelhos você pode trabalhar com o público em geral, terceira idade, pessoas acima do peso ou não, pessoas com pouca coordenação motora, ajuda na reabilitação controlando os movimentos e isolando a musculatura, tem um menor índice de lesão, entre outros. O importante é não ficar parado, procure um Personal Training ou um professor da sua academia.
Foco, determinação e força de vontade são requisitos essenciais para atingir seus objetivos. Bons treinos!
Por Murilo Storer - Personal Training
Cel: (19) 98141-8173
CREF: 079899-G/SP