quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Agradecimentos pelo ano de 2014!

Mais um ano chega ao fim e, mais uma vez, a Corpore Piracicaba tem muitos motivos para agradecer. Foram 12 meses de trabalho intenso, de atualizações, realizações...

“Em 2014 completamos 2 anos da Corpore Piracicaba e foi uma comemoração muito especial para nós, muito alegre, onde pudemos sentir o carinho de todos nossos alunos, amigos... Foi realmente incrível”, comenta Patrícia Esteves, uma das sócias da unidade de Piracicaba.

Ao longo do ano, foi um prazer para Corpore Piracicaba receber novos alunos e continuar atendendo, sempre de forma personalizada, os que já faziam parte do grupo. “Este é o nosso diferencial: oferecer um atendimento completamente personalizado, onde todo o trabalho é focado nos objetivos e, claro, na saúde do aluno”, diz Patrícia.

Pensando sempre neste atendimento diferenciado, a Clínica Corpore desenvolveu o Personal Coach 4.1, que é uma metodologia para Personal Trainers, voltada para os profissionais que desejam oferecer um serviço premium e de qualidade máxima.

“Nossos profissionais estão sempre se atualizando, inclusive este ano tivemos uma atualização do Personal Coach 4.1 em Ribeirão Preto e tudo isso é muito importante, pois queremos oferecer um atendimento realmente diferenciado... Agradecemos a todos que confiaram no nosso trabalho e estiveram conosco em 2014. Aos que comemoraram com a gente os 2 anos de sucesso da clínica”, acrescenta Patrícia.

Em 2015 a Corpore Piracicaba continuará comprometida com a saúde e bem-estar dos seus alunos, oferecendo sempre um atendimento diferenciado e personalizado. “Hoje em dia, todo mundo conhece os benefícios de se exercitar, mas, é claro, é preciso fazer isso de forma correta, com o acompanhamento de profissionais habilitados... E aqui na Corpore somos exatamente isso, um time de profissionais prontos para atender da melhor maneira, com muito preparo, todas as pessoas que querem se cuidar”, finaliza Patrícia.


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Corpore entrega presentes na Creche Maria Maschietto Juliani

“Na vida, a gente passa por três fases: a primeira, quando acreditamos no Papai Noel; a segunda, quando deixamos de acreditar, e a terceira, quando nos tornamos Papai Noel.” Com este pensamento foi realizado o Natal Solidário Corpore 2014!

Alunos participaram doando presentes e permitindo que a equipe Corpore pudesse promover a felicidade das crianças da Creche Maria Maschietto Juliani. Agradecemos por esta atitude nobre e importante!

Abaixo você confere algumas fotos da entrega dos presentes.
















segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

7 alimentos típicos de fim de ano que fazem bem à saúde

Basta pensar na ceia de final de ano para vir na cabeça a imagem de uma mesa farta com várias comidas de natal: frutas secas, nectarina, abacaxi, castanhas, nozes, uvas, lentilha, romã e outras delícias. 

Mas, depois que o período de festas acaba, muita gente nem cogita incluir muitos destes alimentos no cardápio ao longo do ano. 

Porém, alguns dos alimentos comumente consumidos nesta época do ano, além de saborosos, são super nutritivos e podem até prevenir doenças.

Conheça alguns exemplos:



Nectarina
Mais doce e nutritiva que o pêssego, a fruta é especialmente rica em beta caroteno e potássio, e tem cerca de 50 calorias. Também contém grandes quantidades de pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Abacaxi
Possui quantidade significativa de fibras, é saudável para o intestino e hidrata.

Uva
Uvas são ricas em polifenóis,  antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que danificam as células e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, demência e alguns tipos de câncer. Têm fibras e água, que ajudam na hidratação e no funcionamento do intestino.

 Romã
A fruta alimenta simpatias e decora mesas, mas também tem propriedades importantes para a saúde. É rica em vitamina A, que ajuda a manter a pele bonita, saudável e favorece a visão. Também é rica em vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6), que auxiliam a circulação, aumentam a resistência às infecções, facilitam a eliminação de líquidos e previnem o estresse.

Damasco
Possui alto valor nutritivo devido ao seu alto teor de minerais e vitamina A. Ajuda a prevenir anemia e anomalias do crescimento, além de proteger o organismo de doenças glandulares.

Uva passa
É uma fruta semiácida que tem funções cicatrizantes. Estimula ainda a formação dos glóbulos vermelhos; ajuda no combate à anemia, às doenças renais e à hipertensão. Além disso, possui muitas fibras, sendo ótima opção para tem problemas de intestino preso, por exemplo.

Ameixa seca
Deliciosa e cheia de propriedades funcionais, a ameixa pode ser consumida in natura, em doces, caldas, recheios e geleias. As ameixas secas são ricas em fibras e têm efeito laxativo. Fonte de vitaminas A, B e C e minerais, sua ingestão é recomendada para pessoas cardíacas ou com arteriosclerose (endurecimento das artérias), sendo útil também no controle da anemia e da bronquite.  


Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Correr na praia: atividade eficiente para queimar gordura

Estamos a dois dias do verão e os dias já estão bem quentes... Nesta época, até mesmo devido a festas de fim de ano, é muito comum que as pessoas viagem para a praia.

Mas, quando viajam algumas pessoas acabam achando que não poderão se exercitar por falta de tempo ou de oportunidade. Porém, uma dica valiosa é: correr na areia!

O médico do esporte Hugh Pinnington, da Universidade Notre Dame (Austrália), descobriu em um estudo que as passadas dadas na praia são mais eficientes para queimar gordura, turbinar a musculatura dos membros inferiores e aumentar a mobilidade do que as passadas dadas em outros tipos de piso. Isso sem falar que o “cenário” é motivador para praticar a atividade física.

Segundo Pinnington, 30 minutos da atividade gastam a mesma quantidade de energia do que treinar 45 minutos na grama ou numa pista de cooper. Nessa meia hora de corrida é possível gastar até 500 calorias.

E qual é a razão para a atividade física na areia proporcionar maior gasto energético? Você faz mais força para manter o ritmo do movimento. Ao pisar no solo, o pé afunda; aí, é necessário grande trabalho motor da musculatura da perna para impulsionar o corpo e dar o próximo passo.

Além disso, correr na praia é uma ótima maneira de você não interromper o treino que segue normalmente, enquanto está viajando. Ou seja, não custa reservar alguns minutinhos do seu dia na viagem para se exercitar um pouco! 

 

Fonte: Revista Mens’Health



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Saiba como se proteger da melhor maneira do sol na hora da corrida

Atualmente, em busca de manter a saúde em dia, além de frequentarem academias, muitas pessoas têm optado por praticar corrida de rua – o que é uma atividade superpositiva.

Porém, como é um esporte ao ar livre, os praticantes da modalidade ficam em constante exibição à luz solar e, consequentemente, aos perigos oferecidos pela radiação ultravioleta. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de sair para correr.

A maioria das pessoas já sabe que o uso do protetor solar é a solução mais adequada neste sentido. Mas será que você sabe como passar o produto antes do treino ou da prova para que ele não se torne um inconveniente? Ou ainda, qual é o melhor tipo de protetor para passar na pele antes da atividade física? Se ele é útil apenas em dias de sol? Confira algumas orientações neste sentido:

- O ideal é espalhar bem o protetor e não passar uma camada muito fina. Para fazer o efeito desejado, é legal colocar em uma boa quantidade.

- Como a pessoa que está correndo sua muito, não é indicado passar muito próximo aos olhos, para não correr o risco de o filtro escorrer para a vista e virar um transtorno (já que pode arder muito).

- O protetor sozinho não garante toda a proteção necessária. É bom estar, durante a atividade, com um boné e uma camiseta (desde que não seja muito escura).

- Existem dois tipos de filtros: o químico e o físico. Ao corredor, é recomendável dar preferência ao físico, que protege mais da radiação e é menos irritante. Com a transpiração, o suor pode levar o filtro para o olho, e o químico causa mais irritação. Os físicos são aqueles que geralmente ficam brancos. Geralmente os dois tipos vêm combinados, mas, quanto menor é o fator, mais químico ele é. O físico é o fator de proteção mais alto, a partir do 30, por exemplo.

- Pessoas de pele muito clara devem evitar correr quando o sol está forte, como na hora do almoço, por exemplo. Isso porque podem ter queimaduras solares a curto prazo. Com isso, podem ficar com a pele vermelha, ardendo, com bolhas.

- Mesmo nos horários em que o sol não está tão forte, a corrida sem filtro solar oferece riscos a longo prazo. Recebendo todo dia a radiação ultravioleta, o corredor sofrerá um envelhecimento precoce da pele, porque os raios destroem as fibras elásticas e colágenos da pele, trazendo como consequência: manchas, que podem se transformar inclusive em câncer de pele.


- Mesmo em dias nublados, 80% da radiação ultravioleta passam pelas nuvens, por isso, o corredor deve ter a proteção do filtro.

Fonte: Globo Esporte


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Por que a prática de exercício físico sem acompanhamento é prejudicial à saúde


Atualmente, algumas pessoas têm optado por se exercitar por conta própria. Porém, a prática de exercícios sem a orientação de um profissional pode acarretar em diversos danos à saúde.

A cada dia que passa, o histórico de pessoas que sofreram alguma lesão causada pela prática de exercícios impróprios aumenta. Uma das principais causas disso tudo é a facilidade ao acesso de informações sobre treinamentos em revistas, vídeos diversos... É errado pensar que porque determinado exercício é bom para uma pessoa será bom para você também. Um treino deve ser montado sempre por uma profissional da área e de forma individualizada.

Para que a atividade física proporcione somente efeitos positivos, deve-se levar em consideração vários fatores, como, divisão da rotina semanal de treino, disponibilidade de tempo do cliente, qual é a atividade adequada, o número de repetições, execução dos movimentos, intervalo, além de uma alimentação adequada. O acompanhamento do profissional de educação física auxilia também na relação emocional da pessoa com o seu treino.

Fazer exercícios de forma inadequada, além de poder provocar lesões, pode não oferecer os mesmo resultados positivos que uma atividade assistida oferece. Por exemplo, se exercitando por conta própria, você não terá um acompanhamento de seu rendimento, não terá o profissional para auxiliar e corrigir os movimentos, para motivá-lo etc.

Então, lembre-se: o primeiro passo para começar a se exercitar é procurar um bom profissional para acompanhá-lo.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A relação entre cortisol e as atividades físicas


Você provavelmente já ouviu falar sobre cortisol. Mas sabe qual é a importância deste hormônio? E mais: sabe como ele está relacionado às atividades físicas?

No artigo abaixo, Murilo Storer, personal trainer pós-graduado em Fisiologia do Exercício, profissional da Corpore Piracicaba, explica exatamente o que é cortisol, quais problemas o cortisol alto pode acarretar e dá dicas de como controlá-lo.

Tudo o que você precisa saber sobre cortisol

Cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, está ligado diretamente ao nível de estresse que encontra o indivíduo, tanto psicológico como físico. O cortisol (ao contrário do que muitas pessoas pensam) tem como função não apenas metabolizar proteínas em níveis elevados na corrente sanguínea, mas, também, estimular a quebra da gordura, auxiliar no funcionamento do sistema imune, manter os níveis de açúcar constantes no sangue ajudando a metabolizar a glicose no fígado e serve como fonte de energia.

O cortisol alto pode acarretar problemas como, por exemplo:

Perda de massa muscular;

Diminuição da testosterona;

Inibição da formação de novas estruturas ósseas, aumentando as chances de osteoporose;

Deficiência no crescimento;

Menstruação desequilibrada.

Para controlar o cortisol é necessário adotar hábitos saudáveis, dentre eles:

Praticar atividades físicas regularmente;

Diminuir o consumo de refrigerantes e bebidas com cafeína;

Reduzir o consumo do açúcar;

Aumentar o consumo de água;

Além disso, pode-se usar o inhame também como um recurso natural.

A prática da atividade física em especial ajuda a regular os níveis de cortisol pois, quanto mais ativo seu corpo se torna, mais apto a lidar com o estresse físico ele se encontra.

Por tudo isso, por mais difícil que seja, mantenha sempre uma meta e foque no seus objetivos para que nunca desista, pois os benefícios da atividade física podem ser sentidos além do bem-estar físico, mas também com o bem-estar psicológico e emocional.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Corpore participa de atualização da metodologia Coach 4.1

No último dia 6, a Clínica Corpore participou da atualização do Personal Coach 4.1 – metodologia para personal trainers – em Ribeirão Preto.

Toda a equipe da rede Corpore participou da atualização, totalizando 150 personais das 7 unidades.

A metodologia é voltada para os profissionais que desejam oferecer um serviço premium e de qualidade máxima no atendimento aos clientes, além de construir uma carreira sólida e se posicionar de forma totalmente diferenciada no mercado. Foi desenvolvida pelos fundadores da Rede Corpore, Maurício Daud e Henrique Ferraz, que trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência no mercado exclusivamente de Personal Training.

“Para nós da Corpore é sempre muito importante nos atualizarmos para oferecer cada vez mais um atendimento melhor e diferenciado aos nossos alunos”, destacou Patrícia Esteves, uma das sócias da unidade de Piracicaba.

Abaixo você confere algumas fotos dos personais da Corpore Piracicaba na atualização.












quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Correr: na esteira ou na rua?

A corrida é uma atividade fantástica que, além de queimar calorias, oferece muitos outros benefícios. Uma dúvida comum é sobre corrida na esteira ou na rua. Quais são as diferenças? Qual é mais eficaz?

No artigo abaixo, Camila Nardin, educadora física e profissional da Corpore Piracicaba, fala sobre as diferenças entre correr na esteira e na rua e dá sua opinião sobre a melhor opção. Vale a pena conferir!

Esteira ou Rua?

Correr na esteira pode ser muito cansativo mentalmente, ainda mais dependendo da distância que você deverá percorrer em seu treino. Se você tem cãibras só de olhar para ela e se sente um ratinho de laboratório quando pisa em uma, está mais do que na hora de rever seus conceitos. A esteira pode proporcionar grandes vantagens e as principais delas são praticidade e conforto! Independente do clima, vento, chuva, calor e horário você pode correr ou caminhar tranquilamente sem o risco de se molhar ou ficar gripada e com toda a segurança. Além disso, o impacto é menor do que no asfalto e concreto, gerando menos lesões. Você também consegue monitorar velocidade, ritmo, inclinação e frequência cardíaca com maior facilidade, e isso é especialmente útil para iniciantes porque basta programar o treino e não tem como errar o ritmo e cumprir os objetivos.

Por outro lado, é justamente a facilidade que faz cair no tédio, pois não há variação de ambiente e muitas vezes o contato com a natureza é importantíssimo e necessário. Se você não está a fim de ir pra rua, mas não aguenta correr olhando para o nada, basta posicionar sua esteira na frente da televisão.

Outra questão é para quem já está mais condicionado e quer participar de provas de rua. A esteira não impõe a mesma exigência biomecânica: enquanto na rua o praticante realiza a passada de forma ativa, tendo que se adaptar ao terreno; na esteira o corredor apenas vai saltando sobre o tapete rolante. Sendo assim, se você vai encarar uma competição, não adianta treinar apenas em condições perfeitas com tudo a seu favor porque na hora H a realidade será outra.

Já reparou que sempre que corre ao ar livre você tem um objetivo mais concreto? Dar a volta no parque, ir ate determinado ponto e voltar... Estar mais próximo da natureza e ver as coisas acontecerem de perto são fatores motivacionais que contam muito a favor das ruas, o gasto calórico e a exigência física são ligeiramente superiores as da esteira, é uma simulação perfeita com vento, calor, umidade relativa do ar, subidas e descidas, terrenos diferentes e você acaba tendo que aprender a conhecer o seu ritmo, o que não é muito fácil.

Por outro lado, o impacto é maior, o que pode ser bastante perigoso para quem esta acima do peso ou tem histórico de lesão. Os especialistas avisam que o asfalto não é muito indicado para corridas diárias (prefira terra batida, pista de atletismo e grama). O clima também pode jogar contra, quando chove ou faz muito frio fica mais fácil faltar do treino porque a preguiça de sair na rua é maior. No verão o calor também é um problema, devemos sempre correr nos horários em que o sol não esteja forte, pela manha ou à noite.

Eu prefiro correr na rua, e você?


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

9 alimentos detox que você precisa incluir no cardápio


No processo de desintoxicação, o importante é consumir alimentos que ajudam o fígado, órgão responsável por limpar o organismo e eliminar toxinas. Abaixo você conhece uma lista com 9 itens facilmente encontrados para você colocar na sua lista de compras!

1. Chá verde: ativa enzimas que ajudam na metabolização de toxinas.

2. Alho: além de ter ação anti-inflamatória, melhora as enzimas do fígado, protegendo-o e ajudando no processo de limpeza.

3. Verduras crucíferas: como brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas também são capazes de ativar enzimas responsáveis por eliminar toxinas.

4. Dente-de-leão e silimarina: a primeira erva colabora para a limpeza hepática e a segunda protege o fígado.

5. Gema de ovo: contém uma vitamina chamada colina que é importante no processo desintoxicante.

6. Limão: tem ação alcalinizante e é rico em terpeno, substância que ajuda o fígado a se livrar de impurezas.

7. Maçã: possui alta ação adistringente, ativa a liberação da bílis e elimina toxinas.

8. Gengibre: é um alimento antioxidante que também age no fígado.

9. Água: é purificante e também condutora.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Atividade física: essencial para uma vida melhor

Atualmente, a maioria das pessoas reconhece que as atividades físicas proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Mas será que você sabe mesmo quais benefícios são estes?

No artigo abaixo, Camila Nardin, educadora física e profissional da Corpore Piracicaba, explica com detalhes.



Os benefícios das atividades físicas


Todos nós sabemos que a atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde – sejam eles a curto, médio ou longo prazo –, além de ser essencial para uma vida melhor.

Quando você pratica atividade física, o corpo todo tira o máximo de proveito. É o mesmo princípio da ação e reação, como, por exemplo, braçadas na piscina fazem o coração bater mais rápido, um abdominal aumenta a irrigação sanguínea na barriga, uma passada na corrida libera hormônios que dão conta do impacto nos ossos – e graças a esse turbilhão de reações você vai ter menos gripes, dormir melhor e viver mais!

Quando você começa a atividade, o cérebro é o primeiro a se manifestar. O eixo hipotálamo-hipófise, duas glândulas que ficam na cabeça, estimulam outras duas áreas: sistema nervoso simpático autônomo e as glândulas suprarrenais (que liberam os hormônios adrenalina e noradrenalina e mandam o coração bater mais rápido), isso porque células e tecidos musculares exigem energia e oxigênio para fazer esforço. Quanto mais rápida as contrações, maior é o fluxo sanguíneo, e maior é o aporte de energia para os músculos.

A noradrenalina e a adrenalina são dois hormônios que também estimulam a liberação de glicogênio – os alimentos processados e transformados pelo organismo em glicose vão virar essa base energética. Eles agem com substâncias como o cortisol e glucagon, degradando moléculas que viram energia; o exercício aeróbio usa mais gordura como substrato energético, o que poupa o glicogênio. Conforme esses quilos vão embora, a massa magra aumenta essa que tem necessidade energética para se manter, ou seja, aumenta o gasto calórico basal (gasto de energia em repouso). A nova composição corporal acelera o metabolismo e ensina o corpo a usar nutrientes ingeridos.

Outro benefício de menos glicose circulando é que haverá menos insulina sendo produzida. A atividade física estimula a produção da GLUT-4, proteína que age entrando e saindo dos músculos, estimulando a glicose a entrar. Logo, há risco menor de diabetes tipo 2. Na contração, os músculos liberam glutamina, um aminoácido que é a base energética para as células do sistema imune, prevenindo até mesmo de gripes.

O exercício gera um estresse físico grande e, com esse estresse, as endorfinas (sensação de bem-estar) são liberadas pela hipófise. Quanto mais frequente, em maior quantidade elas serão produzidas. Seu beneficio é que elas diminuem a dor e dão estímulos para continuar, uma vez secretada, elas continuam ativas por ate 10 horas pós-exercício.

À medida que o sangue leva combustível para os ossos, órgãos e músculos, recebe de volta substâncias como dióxido de carbono trocado por oxigênio. Durante a atividade física para reequilibrar os gases do organismo, o pulmão precisa hiperventilar. Afinal o CO2 produzido nas células limita o exercício se não for expelido pelo corpo. Com isso, melhora a qualidade e a dilatação dos brônquios e alvéolos, aumentando a eficácia do órgão e reduzindo muito o risco de doenças pulmonares.

Além de tantos benefícios, a melhora na qualidade do sono deve ser levada em questão, além do mais, a atividade física regular previne contra todas as causas de mortalidade.

Fonte: 
 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.