Em nosso dia-a-dia de estresse e trabalho, ficamos reféns da correria e do tempo curto e, com isso, deixamos de lado aquilo que nos permite manter toda essa rotina: a saúde! Sem a saúde física e mental, nada disso é possível. Mesmo ambas estando intimamente ligadas, falo hoje especificamente da saúde física.
Nosso corpo apresenta capacidades físicas funcionais responsáveis por realizar tarefas básicas como andar, pular, correr, sentar na cadeira, agachar, pegar algo no chão, subir e descer escadas etc. Dentre as capacidades utilizadas nessas tarefas estão: agilidade, coordenação, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e consciência corporal.
Tendo em vista que precisamos dessas capacidades durante todo o dia, deveríamos mantê-las constantemente muito bem estimuladas para que não encontremos dificuldades em realizar nossas tarefas diárias.
O problema é que, muitas vezes, pela rotina, mesmo sem perceber, não temos tempo para estimular todas elas, não fazemos nada muito além de levantar da cama, entrar no carro e passar o dia sentado em uma cadeira de escritório. Geralmente, é neste momento que começam a aparecer as complicações pela falta de equilíbrio entre as capacidades físicas, como dores nas costas, punhos, pés, pescoço, a falta de força, a falta de mobilidade, de flexibilidade, de equilíbrio ou mesmo a dificuldade em realizar alguma atividade por mais tempo.
O nosso corpo é criado para fazer muito além de nossas tarefas básicas, e para que algumas capacidades físicas não se percam por falta de uso, foi criado um treinamento específico para essa função, o treinamento funcional. Ele consiste em movimentos semelhantes aos realizados no cotidiano de cada indivíduo, a fim de potencializar seu desempenho, seja para o esporte nos gestos esportivos, ou para as qualidades físicas do dia a dia.
Os movimentos realizados em treinamentos funcionais são baseados nos movimentos primitivos utilizados para sobrevivência como levantar, puxar, empurrar e girar. Nada mais é do que os movimentos que fazemos em nossas tarefas diárias, porém, muitas vezes, em menor intensidade e variações, por isso, pouco estimulados.
Dessa forma, o treinamento funcional tem como objetivo o aprimoramento da capacidade funcional do corpo humano, para que seja um corpo apto a desempenhar tarefas diversificadas, trazendo ganhos físicos e mentais em seu cotidiano e, apesar da rotina apertada, é de extrema importância buscar alternativas para estimular de diversas formas nossas capacidades físicas para que possam funcionar em harmonia. #corporepiracicaba #funcional #dica
Lais Reis
Coach 4.1 da Corpore Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário