quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Correr: na esteira ou na rua?

A corrida é uma atividade fantástica que, além de queimar calorias, oferece muitos outros benefícios. Uma dúvida comum é sobre corrida na esteira ou na rua. Quais são as diferenças? Qual é mais eficaz?

No artigo abaixo, Camila Nardin, educadora física e profissional da Corpore Piracicaba, fala sobre as diferenças entre correr na esteira e na rua e dá sua opinião sobre a melhor opção. Vale a pena conferir!

Esteira ou Rua?

Correr na esteira pode ser muito cansativo mentalmente, ainda mais dependendo da distância que você deverá percorrer em seu treino. Se você tem cãibras só de olhar para ela e se sente um ratinho de laboratório quando pisa em uma, está mais do que na hora de rever seus conceitos. A esteira pode proporcionar grandes vantagens e as principais delas são praticidade e conforto! Independente do clima, vento, chuva, calor e horário você pode correr ou caminhar tranquilamente sem o risco de se molhar ou ficar gripada e com toda a segurança. Além disso, o impacto é menor do que no asfalto e concreto, gerando menos lesões. Você também consegue monitorar velocidade, ritmo, inclinação e frequência cardíaca com maior facilidade, e isso é especialmente útil para iniciantes porque basta programar o treino e não tem como errar o ritmo e cumprir os objetivos.

Por outro lado, é justamente a facilidade que faz cair no tédio, pois não há variação de ambiente e muitas vezes o contato com a natureza é importantíssimo e necessário. Se você não está a fim de ir pra rua, mas não aguenta correr olhando para o nada, basta posicionar sua esteira na frente da televisão.

Outra questão é para quem já está mais condicionado e quer participar de provas de rua. A esteira não impõe a mesma exigência biomecânica: enquanto na rua o praticante realiza a passada de forma ativa, tendo que se adaptar ao terreno; na esteira o corredor apenas vai saltando sobre o tapete rolante. Sendo assim, se você vai encarar uma competição, não adianta treinar apenas em condições perfeitas com tudo a seu favor porque na hora H a realidade será outra.

Já reparou que sempre que corre ao ar livre você tem um objetivo mais concreto? Dar a volta no parque, ir ate determinado ponto e voltar... Estar mais próximo da natureza e ver as coisas acontecerem de perto são fatores motivacionais que contam muito a favor das ruas, o gasto calórico e a exigência física são ligeiramente superiores as da esteira, é uma simulação perfeita com vento, calor, umidade relativa do ar, subidas e descidas, terrenos diferentes e você acaba tendo que aprender a conhecer o seu ritmo, o que não é muito fácil.

Por outro lado, o impacto é maior, o que pode ser bastante perigoso para quem esta acima do peso ou tem histórico de lesão. Os especialistas avisam que o asfalto não é muito indicado para corridas diárias (prefira terra batida, pista de atletismo e grama). O clima também pode jogar contra, quando chove ou faz muito frio fica mais fácil faltar do treino porque a preguiça de sair na rua é maior. No verão o calor também é um problema, devemos sempre correr nos horários em que o sol não esteja forte, pela manha ou à noite.

Eu prefiro correr na rua, e você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário