quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Caminhada ou corrida: o que é melhor para você?

Atualmente, sabendo dos inúmeros benefícios que as atividades físicas oferecem, praticamente ninguém mais quer ficar parado! E muita gente encontra na caminhada uma maneira de se exercitar. Mas será que ela, de fato, é uma atividade eficaz?  Ou correr é mesmo melhor do que caminhar?

No artigo abaixo, do personal trainer Thiago Bragaio, da Clínica Corpore Piracicaba, você confere as respostas para estas perguntas e também dicas para uma boa corrida.

Caminhar ou correr?



Muitas pessoas buscam no exercício uma forma de melhorar a qualidade de vida, a partir daí, resolvemos um dia nos tornar fisicamente ativos ou melhorarmos nosso rendimento.

Se você é uma daquelas pessoas que colocam boné e bermuda e saem andando pelo bairro, em ritmo de passeio, e acham que desse modo estão fazendo exercício físico, aqui vai uma péssima notícia: seu coração, pelo menos, não tem nenhum proveito com essa prática.

Um estudo da Universidade Harvard, publicado na revista da Associação Médica Americana, mostra que o negócio é acelerar o passo. Após acompanhar quase 45.000 homens, de 40 a 75 anos, durante doze anos, os pesquisadores concluíram que, para a caminhada surtir efeito, ela deve ser feita a uma velocidade de no mínimo 5 quilômetros por hora.

O estudo também aponta que as vantagens da corrida na prevenção aos males cardíacos superam as da caminhada. Quem corre vinte minutos, três vezes por semana, está duas vezes mais protegido do que quem anda meia hora por dia. A velocidade ideal é um pouco alta: 10 quilômetros por hora.

Antes de começar a fazer qualquer atividade física, é importante submeter-se a uma avaliação médica apurada e logo depois uma Avaliação e Orientação Física por um profissional de Ed. Física que você confie.

O estudo de Harvard reitera, ainda, a importância da musculação para a saúde cardíaca. Ou seja, nada melhor do que uma rotina de ginástica que combine corrida e musculação.

Aí vão 5 dicas básicas para uma boa corrida:
1)       Corra com roupas leves: a pele precisa “respirar”.
2)       Não saia sem protetor solar de casa. Para correr, use o trio – protetor/ óculos escuros/ boné.
3)       Use tênis adequado para corrida e devidamente específico para o tipo da sua pisada.
4)       Não se esqueça de se hidratar, principalmente no calor.
5)        Se for correr longas distâncias, tenha à mão algum tipo de repositor energético, tipo sache de carboidrato, para não correr o risco de ter uma hipoglicemia durante ou logo após o treino. Mas lembre-se de tomá-lo sempre com água.

Então é isso. Aproveite sua corrida!


* Texto escrito por Thiago Bragaio, personal trainer da Corpore Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário