quarta-feira, 18 de março de 2015

8 fatos sobre atividade física

1. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa se afaste do sedentarismo e tenha, assim, uma vida mai saudável.

2. Quando o assunto é exercício, o mais importante é que a pessoa pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções.

3. Pequenas modificações no hábito diário – como subir escadas, descer do ônibus um ponto antes, passear com cachorro diariamente, lavar o carro etc. – podem ajudar uma pessoa a se movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.

4. Os efeitos benéficos da atividade física ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade.

5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem 2 horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional.

6. 1 minuto de atividade física intensa é compatível com 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e a corrida de bicicleta são consideradas intensas.

7. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio).

8. Dentre os inúmeros benefícios da prática de exercícios estão: diminuição do apetite, melhora do humor, perda de gordura (emagrecimento), enrijecimento dos músculos, melhora da imunidade e retardo do envelhecimento.



Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia






Nenhum comentário:

Postar um comentário