quinta-feira, 23 de julho de 2015

Artigo sobre envelhecimento

O processo de envelhecimento provoca diversas mudanças hormonais que resultam na perda de massa muscular, fenômeno conhecido como sarcopenia. Em consequência disso, ocorre uma redução da capacidade funcional, que é o conjunto de aspectos que contribuem para a realização das atividades da vida diária, como força, flexibilidade, resistência aeróbia, coordenação motora, equilíbrio. Elas interferem umas nas outras. Com isso, o idoso passa a ter mais dificuldades em realizar as tarefas cotidianas, piora da postura e maior risco de quedas.
Essa perda também torna o metabolismo mais lento. A massa magra gasta uma alta quantidade de energia para se manter. Com isso, a composição corporal do idoso muda, aumentando a porcentagem de gordura.
A atividade física tem se mostrado como um mecanismo eficiente para a manutenção da massa muscular, composição corporal e melhora das capacidades físicas. Os exercícios de força, em especial, contribuem de forma significativa para esse processo. Gobbi e colaboradores realizaram diversos estudos nessa linha e observaram melhora na capacidade funcional e menor risco de quedas em idosos praticantes de atividades físicas regulares.
Heloisa Schievano Groppo
Coach 4.1 da Corpore Piracicaba


Nenhum comentário:

Postar um comentário